top of page

Sobre nós

Imagem1_edited.jpg

HISTÓRIA

O CEI Idalina Rodrigues Cangueiro, iniciou suas atividades em 10 de março de 1972. 

Desde então, realiza um trabalho de caráter educacional junto à comunidade de Paranapanema, visando atender as necessidades de pais que trabalham e necessitam de um espaço confiável para atender seus filhos, cumprindo duas funções indissociáveis: Cuidar e Educar.

Ao educar, precisamos nos lembrar que também estaremos cuidando. Ao educar precisamos ter claro o caráter educativo de nossas ações. A reflexão persistente desse princípio nos faz buscar soluções para que possamos superar, sempre, o risco da dicotomia entre cuidar e educar.

As atividades a serem desenvolvidas terão como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da sociedade, a fim de que as crianças possam gradativamente realizar tarefas, solucionar problemas, desenvolvendo assim sua autonomia.

proposta pedagógica

Nós seguimos como teoria filosófica o Construtivismo, que é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

Através da brincadeira, estimulamos a criança a ter domínio simbólico, utilizando diferentes linguagens e habilidades. Assim, ela formula ideias e hipóteses muito particulares, resultantes de um trabalho interno de "criação, significação e ressignificação".

Para nós, o aluno é o objetivo maior. As nossas atividades são organizadas para que ele possa desenvolver as áreas afetivas, psicomotoras e cognitivas, onde procuramos, através de projetos, vivenciar os temas com novas descobertas e experiencias.

Garantimos um planejamento de forma lúdica e prazerosa, com conteúdos concretos e contextualizados, imprimindo um trabalho criativo, explorando a curiosidade intelectual de nossos aprendentes.

Após a conclusão das atividade pedagógicas realizadas com nosso alunos, os pais terão oportunidade de apreciar as suas conquistas, através das culminâncias dos projetos e do portfólio apresentado no fim do ano, sempre acompanhado de uma avaliação individual.

missão

Proporcionar ricas experiencias e trocas de aprendizados, a fim de que as crianças construam gradativamente os conceitos, e desenvolvam a autonomia e autovalorização.

valores

  • Ética

  • Respeito

  • Solidariedade

  • Compromisso com o social

visão

Tornar-se um Centro de Educação Infantil referencial no processo de desenvolvimento da primeira fase da criança.

bottom of page